A LIBERTAÇÃO DE PROMETEU - RASCUNHOS DA COMUNA de Jorge Silva Melo

prometeu_libertacao_a A LIBERTAÇÃO DE PROMETEU - RASCUNHOS DA COMUNA de Jorge Silva Melo
Com Sylvie Rocha, Manuel Wiborg, Isabel Muñoz Cardoso, Ivo Canelas, Pedro Carraca, Jorge Andrade e Miguel Borges Luz Pedro Domingos Produção Ivone Costa, Pedro Caldas e Margarida Wellenkamp Fotografia Susana Paiva Encenação Jorge Silva Melo assistido por João Meireles

Estreia Teatro da Comuna, 24 de Fevereiro de 1997.

Os textos estão publicados em Prometeu - Rascunhos, (Ed. &etc) e no nº 5 da revista DiVersos.

Tenho, de há muito, a vontade de trabalhar sobre o Prometeu Agrilhoado de Ésquilo. Não se trata de "fazer um espectáculo" sobre o "Prometeu" ou reconstituir um suposto "património trágico". O que eu gostava era de partilhar (com o próprio espectador, "hipócrita leitor - meu igual, meu irmão" - assim o convidava Baudelaire e eu aspas aspas) a produção do próprio pensamento. Que o teatro é isso: matéria e pensamento, corpo e voz, voz e silêncio, homens e homens.
[...]
prometeu_libertacao_bFormulei pela primeira vez este projecto em 1993 a convite da Dra Maria Manuel Pinto Barbosa, da comissão de Lisboa-94. Seria uma trilogia que, como os gregos sabiam, não são três mas quatro peças, PROMETEU, CORIOLANO a partir de Shakespeare, FATZER de Brecht e uma tragicomédia escrita por mim sobre LISBOA. Ainda não recebi resposta. Como não devo estar vivo no próximo 94 (que é 2094...), continuei a tentar fazer este projecto um bocadinho mais cedo. De negativa em adiamento, de entrevista a dossier enviado, ando nisto há quase tanto tempo quanto a águia a comer o fígado do Titã. Se quiserem saber quem foi recusando e adiando, eu conto... Mas pagam-me um copo. O Festival Internacional de Teatro de Almada recebeu-nos. Em 1996. Em 6 dias conseguimos ensaiar perante quem quisesse aparecer este espectáculo. Apresentámo-lo dois dias. Voltamos agora a ele. Porque o vamos ir transformando.
Jorge Silva Melo
Fevereiro de 1997

Teatro da Politécnica

monica coelho prog ARTISTA DO MÊS
Mónica Coelho
a vertigem dos animais prog A VERTIGEM DOS ANIMAIS ANTES DO ABATE
de 13 de Setembro a 28 de Outubro
xana labirintoX001 prog LABIRINTO X001
de 13 de Setembro a 28 de Outubro
jardim zoologico de vidro 10 prog JARDIM ZOOLÓGICO DE VIDRO
de 8 a 18 de Novembro

Bilheteira

3ª a Sáb. das 17h00 até ao final do espectáculo

Preços:
Normal | 10 Euros
Descontos | estudantes | – 30 | + 65 | Grupos >10 | Protocolos | Profissionais do espectáculo | Dia do espectador (3ª) - 6 Euros

Bilhetes à venda

No Teatro da Politécnica, Reservas | 961960281, www.ticketline.sapo.pt, Fnac, Worten, C. C. Dolce Vita, El Corte Inglês, Casino Lisboa, Galeria Comercial Campo Pequeno, Lojas Viagens Abreu e INFORMAÇÕES/RESERVAS: Ligue 1820 (24 horas).

E fora da Politécnica

jogadores de pau miro prog JOGADORES de Pau Miró
Na RTP2, 23 de Setembro às 22h00
jardim zoologico de vidro 10 prog JARDIM ZOOLÓGICO DE VIDRO
Na Guarda, no Teatro Municipal da Guarda a 4 de Novembro
Em Estarreja, no Cine-Teatro de Estarreja a 2 de Dezembro
Em Ponte de Lima, no Teatro Diogo Bernardes a 8 de Dezembro
a arte em imagens 1 A ARTE DAS IMAGENS
De janeiro de 2017 a janeiro de 2018 nos primeiros domingos de cada mês, às 15h30, a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva exibe os filmes produzidos pelos Artistas Unidos sobre artistas plásticos.

Livrinhos de Teatro

assinaturas 2018 fundo

Assinaturas Livrinhos de Teatro 2018

Assinar »»

Subscrever Newsletter