ALBERTO DE LACERDA por Jorge Silva Melo e João Aboim (piano) no ciclo Poesia e Música

alberto_de_lacerda_a ALBERTO DE LACERDA
por Jorge Silva Melo e João Aboim (piano) no ciclo Poesia e Música
No Salão de Inverno do Teatro Municipal São Luiz a 6 de Fevereiro de 2010
Integrado no ciclo de Poesia e Música, Jorge Silva Melo lê uma escolha de poesias de Alberto de Lacerda e o pianista João Aboim toca algumas peças de Mozart, o compositor à memória de quem Lacerda dedicou o seu primeiro livro de poesia.

Alberto de Lacerda nasceu na Ilha de Moçambique em 1928 e morreu em Londres em 2007. Pertencente a uma geração de poetas portugueses que incluía Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner, António Ramos Rosa, Mário Cesariny e Herberto Helder, partiu para Londres no começo da década de 50 e lá se estreou em livro com uma edição bilingue lançada pela casa Allen & Unwin e traduzida pelo autor e o sinólogo Arthur Waley. Foi também a partir de Londres que construiu uma vida cosmopolita que o aproximou de figuras como Edith Sitwell, Cyril Beaumont e Stephen Spender e lhe proporcionou encontros com T.S.Eliot, Evelyn Waugh, Dylan Thomas, Alec Guiness, e Benjamim Britten. Asua poesia, de vastíssima temática e grande equilíbrio formal foi traduzida entre outros por Jorge Guillén, Octavio Paz, Christopher Middleton e André Frénaud. Leccionou nos Estados Unidos nas Universidades do Texas, em Austin, em Columbia, Nova Iorque e em Boston University. Apaixonado por todas as artes, reuniu uma colecção que deixa em clara evidência a vastidão dos seus interesses culturais, a qualidade do seu gosto pessoal e o vasto alcance das suas amizades. Alberto de Lacerda publicou em vida 13 livros de poesia e mais de mil poemas inéditos. Está enterrado em Londres, no bairro de Chelsea.

nota: esta fotografia de Alberto de Lacerda foi tirada pelo poeta Mário de Cesariny nos anos 70 e pertence à Colecção Alberto de Lacerda/Luís Amorim de Sousa/Fundação Mário Soares

Teatro da Politécnica

andre mil homens prog ARTISTA DO MÊS
André Mil-Homens
marcha invencivel prog MARCHA INVENCÍVEL
de 14 a 29 de Abril
SÉRGIO POMBO AGORA prog SÉRGIO POMBO AGORA
de 18 de Abril a 3 de Junho
o cinema 5 prog O CINEMA
de 3 de Maio a 3 de Junho

Bilheteira

3ª a Sáb. das 17h00 até ao final do espectáculo

Preços:
Normal | 10 Euros
Descontos | estudantes | – 30 | + 65 | Grupos >10 | Protocolos | Profissionais do espectáculo | Dia do espectador (3ª) - 6 Euros

Bilhetes à venda

No Teatro da Politécnica, Reservas | 961960281, www.ticketline.sapo.pt, Fnac, Worten, C. C. Dolce Vita, El Corte Inglês, Casino Lisboa, Galeria Comercial Campo Pequeno, Lojas Viagens Abreu e INFORMAÇÕES/RESERVAS: Ligue 1820 (24 horas).

E fora da Politécnica

na margem de la prog NA MARGEM DE LÁ - UM SEMINÁRIO
No Teatro Nacional D. Maria II de 4 de Março a 20 de Maio
calor prog CALOR de Jon Fosse
Na Antena 2, Teatro Sem Fios, 2 de Maio às 19h00
jardim zoologico de vidro 10 prog JARDIM ZOOLÓGICO DE VIDRO
Em Almada, no Teatro Municipal Joaquim Benite 19 de Maio às 21h30
Em Castelo Branco, no Cine-Teatro Avenida, a 16 de Junho às 18h30
Na Póvoa de Varzim, no Cine-Teatro Garrett, 3 de Junho às 22h00

Livrinhos de Teatro

capa103 FARMÁCIA DE SERVIÇO e outras peças em um acto
de Eduardo de Filippo
Livrinhos de Teatro nº 103 Artistas Unidos / Cotovia
Livraria online »»

Subscrever Newsletter