A COLECÇÃO de Harold Pinter

a_coleccao_b A COLECÇÃO de Harold Pinter
Com Jorge Andrade, Manuel Wiborg , Nuno Melo e Teresa Sobral Cenário José Manuel Castanheira Figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos Som André Pires Encenação Artur Ramos
Uma produção Artistas Unidos / Actores Produtores Associados / Centro Cultural de Belém
Estreia Centro Cultural de Belém, 29 de Agosto de 2002

O texto está publicado no volume TEATRO II de Harold Pinter (Ed. Relógio d´Água ).

The Collection estreou em Londres a 18 de Junho de 1962 no Aldwych Theatre, numa produção da Royal Shakespeare Company, com o seguinte elenco Harry - Michael Hordern; James - Kenneth Haigh; Stella - Barbara Murray; Bill - John Ronane. Encenação de Peter Hall e Harold Pinter. Cenário de Paul Anstee e John Bury.

a_coleccao_aDois quartos e dois pares ligados pelo desejo e pelas relações profissionais. No mundo da confecção. Um casal hetero e um homossexual. Há a sombra de uma ascensão social. Ou de uma luta. E percebemos que um dos membros deste quarteto ameaça a tranquilidade dos outros. Passou-se alguma coisa? O que foi que se passou? Terá Bill violado Stella? O que diz Stella? Como é que a história de um encontro sexual num elevador vai comprometer as relações? Quem fala verdade? O que é a verdade?

O preço da independência pode ser a solidão. É este um dos temas principais da peça, uma das mais incompreendidas do autor. Com efeito, para muitos é um texto sobre a impossível prova da verdade. De facto é uma peça sobre como manipulamos a verdade para nosso interesse, sobre a homossexualidade latente numa relação triangular, sobre o triunfal mistério da mulher.
Michael Billington

Como as outras peças de Pinter, A COLECÇÃO é de uma economia magistral. Nada que venha a mais, e cada pormenor é significativo. O sumo de fruta, as azeitonas e o gato de Stella contribuem para a criação não tanto de uma intriga como das personagens e de uma atmosfera, como enorme finura e sem qualquer explicação. Quase nada sabemos das circunstâncias ou das razões. Há uma interdependência emocional entre estas quatro personagens mas não há hipótese de desatar o novelo. O que Pinter nos indica tem de bastar e, por estranho que pareça, basta. Mesmo quando as personagens, de quem tão pouco sabemos, mentem. Onde Pinter brilha é ao elaborar uma convenção e um quadro para a intriga nos quais as perguntas sem resposta não nos impedem de olhar para o assunto.
Ronald Hayman

Teatro da Politécnica

monica coelho prog ARTISTA DO MÊS
Mónica Coelho
a vertigem dos animais prog A VERTIGEM DOS ANIMAIS ANTES DO ABATE
de 13 de Setembro a 28 de Outubro
xana labirintoX001 prog LABIRINTO X001
de 13 de Setembro a 28 de Outubro
jardim zoologico de vidro 10 prog JARDIM ZOOLÓGICO DE VIDRO
de 8 a 18 de Novembro

Bilheteira

3ª a Sáb. das 17h00 até ao final do espectáculo

Preços:
Normal | 10 Euros
Descontos | estudantes | – 30 | + 65 | Grupos >10 | Protocolos | Profissionais do espectáculo | Dia do espectador (3ª) - 6 Euros

Bilhetes à venda

No Teatro da Politécnica, Reservas | 961960281, www.ticketline.sapo.pt, Fnac, Worten, C. C. Dolce Vita, El Corte Inglês, Casino Lisboa, Galeria Comercial Campo Pequeno, Lojas Viagens Abreu e INFORMAÇÕES/RESERVAS: Ligue 1820 (24 horas).

E fora da Politécnica

jogadores de pau miro prog JOGADORES de Pau Miró
Na RTP2, 23 de Setembro às 22h00
jardim zoologico de vidro 10 prog JARDIM ZOOLÓGICO DE VIDRO
Na Guarda, no Teatro Municipal da Guarda a 4 de Novembro
Em Estarreja, no Cine-Teatro de Estarreja a 2 de Dezembro
Em Ponte de Lima, no Teatro Diogo Bernardes a 8 de Dezembro
a arte em imagens 1 A ARTE DAS IMAGENS
De janeiro de 2017 a janeiro de 2018 nos primeiros domingos de cada mês, às 15h30, a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva exibe os filmes produzidos pelos Artistas Unidos sobre artistas plásticos.

Livrinhos de Teatro

assinaturas 2018 fundo

Assinaturas Livrinhos de Teatro 2018

Assinar »»

Subscrever Newsletter