JORGE GONÇALVES

1967

Em 1992 fez o curso de Fotografia Geral na E.T.I.C., sob orientação de José Fabião e Daniel Blaufuks. Mais tarde frequenta os Workshops I e II dos “MauMaus” com orientação de Álvaro Rosendo, Daniel Blaufuks e Adriana Freire.
Em Maio de 1994, em conjunto com Rui Palma, cria o Projecto “Amnésia Dança”, que continua sozinho a partir de 1996.

Trabalhos para coreógrafos, encenadores e estruturas:
ACARTE / Centro de Arte Moderna (1999-2003) Amélia Bentes, Ana Rita Barata, Ana Macara, Ana Rita Palmeirim, Anna Pasztor, António Tavares, APA, Balleteatro, Carlos Zíngaro, Célia Alturas, Comp. Clara Andermatt, Conceição Nunes, Comp. de Dança de Almada, Comp. Dança Contemp. de Évora, Carlota Lagido, Catarina Trota, Cláudia Dias, Círculo Ar - Grupo de Movimento, Diniz Sanchez, Faculdade de Motrocidade Humana, Filipa Francisco, Francisco Camacho, Francisco Pedro, Félix Lozano, João Fiadeiro/RE.AL., João Galante, João Garcia Miguel/Olho, João Nuno Lobo, Jorge Silva Melo/Artistas Unidos, Leonor Keil, Lucília Baleixo, Lucinda Loureiro, Ludger Lamers, Miguel Borges, Manuel Wiborg, Margarida Bettencourt, Maria Franco, Maria João Garcia, Madalena Victorino, Marta Lapa, Miguel Pereira, Mónica Lapa, Olga Roriz, Paula Careto, Paula Castro, Paula Massano, Paulo Henrique, Comp. Paulo Ribeiro, Paula Varanda, Pedro Carraca, Peter Michael Dietz, Raíz di Polon, Rui Nunes, Sílvia Real, Sofia Neupart, Sofia Silva, Sofia Campos, Solveig Nordlund (A Filha), Teresa Prima, TNDMII (2003) Victor Gama, Vera Mantero, VooArte.

Tem efectuado a cobertura de vários acontecimentos:
Festival Danças na Cidade, Skite 94/ RE.AL., V Aniversário da RE.AL. 95, Homenagens (Culturgest), Quinzenas de Dança de Almada, Mediterrâneos (Culturgest), LAB’S - Projectos em Movimento/RE.AL, “31 de Dezembro de 1999”/RE.AL., Festival X/Olho, Festival Mergulho no Futuro/Expo 98, “Dançar o que é nosso”/Danças na Cidade, “Lugar à Dança” I e II/VooArte, Encontros Acarte 1999-2003, Jazz em Agosto 2001.

Outros trabalhos:
Aldara Bizarro, Ângela Guerreiro, Alexandra Rei, Ana Martins, Ana Figueira, Amanda Philips, António Simão, Alain Platel/Ballets Contemp. de la Belgique, Ami Garmon, Annamirl Van der Pluijm, Ana Buitrago, Anne Lise V. Penttila, Artservice International/ Robert Ashley, Art. M. Company, Barnaby O’Rorke, Barcelona Addictos, Bruno Listopad, Barley Mackay – Green/Boardwalk, Blue White Dance Co., Balemodern Ankara, Blue Wing Dance Co., Bianca Ramoneda, Citemor, Canibalismo Cósmico, Comp. Dança Popular da Universidade Técnica, Cláudio Hochman, Comp. Clássica Contemporânea, Cia. Chameckilerner, Christina Gehrig-Binder, Co. de Danza Bulubú, Cia. de Dança Itamar Sampaio, Charlotte Boye-Christensen, C.D.C. Dance Company, Cia. Nova Dança 4, Caixa de Imagens, Desperate Man, D. Foa e Laura Simi, Dennis O’Connor, David Hernandez, Donna Uchizono, Dançarte, Dual Dance Project, Dance Housedance Co. Eli Villanger, Escola Superior de Dança, Elisa Ferreira, Fajo Jansen, Fura (Pilar Cervera Rueda), Frans Poelstra, Guilherme Botelho/Aliás Co., Gagik Ismailian, Grupo Cena 11 Cia. De Dança, Grupo XPTO, Howard Sonenkher, Headlong Dance Theater, H. Cathela e F. Ramalington, Hans Van den Broeck, Irene Hultman, Isabel Muñoz Cardoso, João Meireles, José Seabra, Jordi Cortés Molina, Juan Saorin, Jeanette Dumeix e Marc Vincent (Artefact), Jérôme Bel, Javier de Frutos, José Navas, Jean Paul Bucchieri, Jyrki Karttunen, Jesús Barea, Kinkaleri, Keith Ormand, Luís Damas, Luis Castro, Lúcia Sigalho, Luis Gaspar, Lilia Mestre, Lidía Martinez, Mark Tompkins, Marta Polakova, Maria Vortman, Mónica Calle, Manuela Cipriano, Mette Edvardsen, Maria Leão, Mary Lynn Smith, Mara Castillo/Backstage Co., Maria Radich, Monika Rebcova Dance, Maria Cardona, Myrna Renaud Minondo, Morgan Bellenguer, Lizzy Le Quesne Co., Marco Barbera, Márcia Milhazes Dança Contemp., Michel Groisman, Nicolas Hertier, Nigel Charnock, Noel Van Kelst, Nathalie Bard/Co. Ballet Actuel, Olga Mesa, Olga de Soto, Otávio Donasci, Pigeons International, Pina Bausch, Priscilla Danton, Pisorrojo, Provisional Danza, Paola Moreno, Patricia Woltman, Pangran Dance Co., Pia Fraus Teatro, Quasar Cia. De Dança, Rebecca Murgi, Ricardo Gómez, Robert Seyfried, Rita Faustino, Rui Horta, Ruth-Lucia Baumgartner, Rita Judas, Rita Marçalo, Santiago Sempere, Sílvia Pinto Coelho, Sávio de Luna, Senasta Revastyt Nassset, Stephan Jurgens, Samuel Lowick, S4-1 Dance Co., Teatro Só, Teatro da Garagem, Tabula Rasa Dance Co. Tãnia Oliveira, Teatro da Vertigem,The Residents, Yvette Bozsik, Vasco Martins, Victor Gama,Viking Shoppers, Von Heiduck,Wax Factory, Woudi et Veronique (Kiosk), Zagreb Dance Co., Zbang Dance Co.

Exposições colectivas
“Relações”, Miratejo e Almada, 1994;
“Amnésia Dança”, Almada 1995;
“Movimentos”, Lisboa, Porto, Braga e Loulé 1995 e Frankfurt/Alemanha, 1997;
“Starting from ø, almost nothing or my own electric chair”, Instalação de Pedro Crisóstomo, TAGV, Coimbra, 1999;
“ Dança do existir”, Vera Mantero, CCB, 1999, Festival Fringe, Tomar 2000 e Teatro Viriato, Viseu, 2002;
“10 Anos em Movimento”, Comp. de Dança de Almada, Forum de Almada, 2000;
“Arribada/Olho” Espaço Ginjal, Cacilhas 2000.
“Para a Mónica” Homenagem a Mónica Lapa, Teatro Municipal Maria Matos, Lisboa, 2002.

Exposições Individuais:
“Fotografia de Dança” Lisboa e Almada, 1997;
“Corpo Expressa o Corpo”: CCB, Lisboa, 1998; Balleteatro, Porto, 1999; Teatro Viriato,Viseu, 1999; Auditório Carlos Alberto, Porto, 1999;Teatro Ariosto, ReggioEmilia, Itália, 1999; Forum Romeu Correia, Almada 2000;Palácio do Vimioso, Universidade de Évora, 2000; Instituto Politécnico de Beja, 2000; Museu Abel Manta, Gouveia, 2000. Teatro das Beiras, Covilhã, 2001.
“Sem Deus nem Chefe”: Fnac Colombo, Lisboa, 1999; Galeria de Exp. da C. M. do Seixal, Amora, 1999.
“Artistas Unidos”: Livraria Bulhosa, Lisboa, 1999;
“Artistas Unidos n’a Capital” Sala do Risco, Lisboa, 2001.
“Uma História da Dúvida” e “Dan-Dau”, Clara Andermatt, Convento da Saudação, Montemor-o-Novo, 2001.
Rays Di Polon, Palácio da Cultura, Cidade da Praia, Cabo Verde, 2003.

Participação em Livros:
“Movimentos”, coordenação Maria de Assis e Albino Moura, Danças na Cidade, 1995;
“Movimentos Presentes”, Maria José Fazenda, Danças na Cidade/ Ed. Cotovia, 1997;
“THEATERSCHRIFT-EXTRA/1998”, Editor André Lepecki, Danças na Cidade/Ed. Cotovia, 1998;
“TDR – The Drama Review/ Journal of Performance Studies”, Tisch School of the Arts/ New York University – T164, Winter 1999;
“Anuário do Teatro em Portugal”, 1999, coordenação Carlos Pimenta e Esmeralda Serrano, IPAE, Lisboa 1999;
“Três Peças Breves”, Jorge Silva Melo, José Maria Vieira Mendes, Manuel Wiborg, Ed. Cotovia, Lisboa, 1999;
“Belo, Buraco Negro, Câncer”, Gerardjan Rijnders, Campo das Letras, 1999;
“Arribada/Olho”, 2000;
“No Wind No Word” de Helmut Phoebst , K- Kieser Verlag, Munique 2001.
“Arquitectura Portuguesa Contemporânea, 1991-2001”, coordenação Fátima Fernandes e Michel Cannatà, Ed. Asa, 2001;
“João Mendes Ribeiro”, Obras e Projectos 1992-2002, Ed. Asa 2004
“Capitals”, Editores Maria de Assis e Marten Spangberg, Pub. FCG, Lisboa 2004.

Capas de Livros:
“Metamorfoses do Sentir”, ed. Manuela Barros, Balleteatro edições, Porto, 1998;
“Torquato Tasso”, Goethe, Relógio d’Agua editores, 1999;
“Sonho de Outono / O Nome”, Jon Fosse, Campo das Letras, 2001;
“Teatro Completo de Sarah Kane”, Campo das Letras, 2001 e 2004;
“O Meu Blackie e outras peças”, Arne Sierens, Campo das Letras, 2002;
“Teatro I” e “Teatro II”, Harold Pinter, Relógio d’Agua editores, 2002.

Outras Publicações:
Colecção de Postais de Dança Portuguesa/IPAE 1998;
Colecção de Postais “Sem Deus nem Chefe”, Artistas Unidos, 1999;
Revista Les Saisons de la Danse, 1995;
Revista Belém, nr. 1, 1997;
Revista DNa (portfólio), 14 Nov. 1998;
Revista Ballet Tanz Aktuelle, Berlim, Fevereiro 1998;
Revista Ballet Tanz Aktuelle, Berlim, Março 1999;
Revista Pública (portfólio), 30 Maio 1999;
Numero Magazine, Nov/Dez 2001;
Revista Pública, (portfólio) 27 Janeiro 2002;
Revista Tanz Der Dinge, Out/Nov Zurich 2002;
Revista Fragata, Cabo Verde Airlines (portfólio), Abril-Junho 2004.

Catálogos
“Artistas Unidos n’a Capital”, ed. Artistas Unidos catálogo da exposição, Sala do Risco, Lisboa, 2001
“Até aos Olhos” ed. Artistas Unidos/Centro Português de Fotografia, 2004
“O Palco e as Sombras” ed. Câmara Municipal de Almada – Casa da Cerca, 2005

Teatro da Politécnica

Bilheteira

3ª a Sáb. das 17h00 até ao final do espectáculo

Preços:
Normal | 10 Euros
Descontos | estudantes | – 30 | + 65 | Grupos >10 | Protocolos | Profissionais do espectáculo | Dia do espectador (3ª) - 6 Euros

Bilhetes à venda

No Teatro da Politécnica, Reservas | 961960281, www.ticketline.sapo.pt, Fnac, Worten, C. C. Dolce Vita, El Corte Inglês, Casino Lisboa, Galeria Comercial Campo Pequeno, Lojas Viagens Abreu e INFORMAÇÕES/RESERVAS: Ligue 1820 (24 horas).

E fora da Politécnica

O GRANDE DIA DA BATALHA prog O GRANDE DIA DA BATALHA variações sobre o ALBERGUE NOCTURNO de Máximo Gorki
No Teatro Nacional D. Maria II de 18 de Janeiro a 25 de Fevereiro
a voz dos poetas prog A VOZ DOS POETAS
Na Biblioteca da Imprensa Nacional
5 de Fevereiro de 2018: Alberto de Lacerda por Jorge Silva Melo e Nuno
2 de Abril de 2018: Adolfo Casais Monteiro por Jorge Silva Melo e Luís Lucas
9 de Maio de 2018: Gomes Leal por Jorge Silva Melo e Manuel Wiborg
a arte em imagens 1 A ARTE DAS IMAGENS
De janeiro de 2017 a janeiro de 2018 nos primeiros domingos de cada mês, às 15h30, a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva exibe os filmes produzidos pelos Artistas Unidos sobre artistas plásticos.

Livrinhos de Teatro

assinaturas 2018 fundo

Assinaturas Livrinhos de Teatro 2018

Assinar »»

Subscrever Newsletter